Páginas

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

VITAMINA C TÓPICA! TUDO DE BOM!

ÁCIDO ASCÓRBICO = V I T A M I N A  "C" - TÓPICA


Conhecida também como ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel com ação antirradiacis livres e co-fator nas reações de hidroxilação na produção de colágeno. 

 
Estrutura química do ácido ascórbico.

A vitamina C por si só, é um produto multifuncional, pois apresenta três funções básicas:

1) Ação antioxidante: Estimula a eliminação de radicais livres — que são moléculas que causam danos às células e aceleram o processo de envelhecimento. Ela ainda protege o DNA da célula, o que irá minimizar a ação da radiação UVA, responsável pelo surgimento do câncer de pele e rugas..
2) Ação clareadora:  Acima de 10% ela tem o poder de  Inibir a tirosinase, que é uma das fases da formação da mancha. Pode inclusive, no verão, ser indicada em substituição aos ácidos clareadores para tratamentos de melasma.
3) Estimulo da síntese de colágeno. A partir dos 25 anos, os fibroblastos diminuem a capacidade de produção de colágeno e elastina, que são responsáveis pela sustentação e firmeza da pele. A vitamina C tem a capacidade de estender a vida útil dos fibroblastos, no entanto, é necessário começar a usá-la o quanto antes, ” antes que o fibroblasto interrompa a atividade”

Fonte: RIBEIRO. Claudio. Cosmetologia Aplicado a Dermoestética, 2a edição São Paulo: PHARMABOOKS Editora, 2010. 
            GOMES. Rosaline Kelly. GABRIEL. Marlene. Cosmetologia: Descomplicando os princípios Ativos. 2a edição rev. e amp. SÃO PAULO: LMP, 2006. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário